Especialidade dedicada à saúde das mamas, para prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasia de mamas. Atuo na área desde 98 e continuo estudando os melhores tratamentos para estes tipos de doenças. Nesta área, é possível combinar diversos tratamentos para possibilitar os melhores resultados. Alguns tratamentos cirúrgicos, realizados na mastologia que são poucos explicados pelo médicos, mas que podem auxiliar na decisão da junto com a paciente.
Cirurgia realizada nas mamas, onde é retirado um quadrante. A mama é dividida em 4 partes, sendo a porção que apresenta a tumoração é retirada. Existe indicações para a realização desta cirurgia.
Cirurgia realizada nas mamas, onde é retirado um segmento apenas da mama, ao qual esteja comprometido.
É a remoção completa da mama, incluindo pele, aréola e mamilo. A pele, o mamilo e a aréola às vezes podem ser conservados dependendo das características do quadro clínico.
É a remoção do tecido mamário, com conservação do mamilo e da aréola, reduzindo o risco de desenvolver câncer de mama.
É a remoção e análise do linfonodo que primeiro drena as células tumorais, sabendo assim “o caminho” das células tumorais. Para identificá-lo é injetada uma substancia radiativa ou um corante.
É a retirada de parte ou de todos os linfonodos axilares, tecido linfático que esteja comprometidos ou próximos a região de drenagem. Normalmente na região axilar.
Mesmo assim é necessário o complemento com um estudos dos linfonodos, tornando o tratamento completo. Além disso, a complementação cirúrgica é preciso em diversos casos. E através da avaliação e complemento da cirurgia que destas formas temos um padrão de tratamento.